grupo-trofa-saude-pode-ter-fechado-ilegalmente-hospital-em-famalicao

Notícias

Grupo Trofa Saúde pode ter fechado ilegalmente hospital em Famalicão

2 min. 01.04.2020

A acusação do fecho ilegal do hospital da Trofa Saúde, em Famalicão, chega por parte do sindicato da Hotelaria do Norte.  

A entidade afirma que "o encerramento do hospital de Famalicão foi feito sem que a empresa estivesse obrigada a tal" e que o código do trabalho que a empresa alega, o artigo 309.º, não é válido para a situação em questão, sendo que este contempla o  "encerramento temporário ou diminuição temporária de atividade de empresa ou estabelecimento que não respeite a situação de crise empresarial". A Trofa Saúde diz, no entanto que, o surto de Covid-19 criou uma "falta de atividade imediata, imprevisível e totalmente fora do controlo da empresa”.

Em causa está o encerramento desde o dia 19 de março, que se irá prolongar até dia 20 de abril, sob condição de obrigarem os trabalhadores a optarem entre férias forçadas ou uma redução salarial de 25%. O sindicato fez saber que já protestou junto da empresa e já pediu a intervenção urgente da Autoridade para as Condições do Trabalho. 

Apesar de ainda não ter reagido às acusações, a Lusa teve acesso a e-mail enviado pelos Recursos Humanos do Grupo Trofa Saúde a uma trabalhadora, onde a entidade empregadora anuncia que "para que os trabalhadores não perdessem rendimento, a empresa indicou como caminho que, durante este período, os dias fossem de compensação de horas e férias para os colaboradores". 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.