39-mil-membros-da-psp-e-gnr-ja-iniciaram-operacoes

Notícias

39 mil membros da PSP e GNR já iniciaram operações

2 min. 03.04.2020

A "Operação Recolhimento Total" une as forças de autoridade da PSP e GNR, um total de 39 mil agentes. O seu objetivo é a vigilância e verificação do cumprimento das novas regras do estado de emergência, e já teve início esta sexta feira, pelo meio dia, e vai durar até à próxima quarta-feira, dia 8 de abril, às 23h59. 

Numa conferência de imprensa conjunta, a PSP e a GNR, apresentaram a operação que vai englobar as duas forças de autoridade e esclareceram que irão trabalhar em plena cooperação.  

O diretor de Operações, coronel Vítor Rodrigues, explica que a GNR vai levar a cabo a "Operação Recolhimento Geral" que irá proceder ao patrulhamento das vias principais do país para saber se os portugueses estão a cumprir as regras determinadas pelo Estado de Emergência. Este patrulhamento irá envolver todo o efetivo nacional e a reserva. 

Já a PSP, segundo o que explicou o diretor do departamento de Operações, Luís Elias, a operação vai decorrer dentro dos grandes centros urbanos para verificar a aglomeração de pessoas, cumprimento das medidas de isolamento, dever de proteção especial e circulação de veículos e pessoas para fora das áreas de responsabilidade da polícia. Esta será “uma fiscalização mais rigorosa” para tentar "detetar situações de saída das áreas de residência”, elenca o responsável.

Importa ainda lembrar que a partir das 00h00 de dia 9, período de Páscoa, entram em vigor novas restrições à circulação, em especial a proibição de viagens para fora do concelho de residência de cada cidadão e o fecho de aeroportos. 

De relembrar que desde que entrou em vigor o estado de Emergência já foram detidas 96 pessoas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência. No mesmo período, foram encerrados 1.701 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas. 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.