psd-famalicao-ao-lado-da-camara-nas-medidas-tomadas-contra-a-pandemia

Notícias

PSD Famalicão ao lado da Câmara nas medidas tomadas contra a pandemia

3 min. 07.04.2020

“A Câmara Municipal tem sabido atuar no tempo certo, de forma refletida e sustentada”. Quem o afirma é o PSD de Famalicão que, esta semana, em nota de imprensa, veio elogiar a atuação da autarquia no combate à pandemia do novo coronavírus.

“Felizmente os famalicenses tem podido contar com a Câmara Municipal de Famalicão, cuja resposta, ao longo destas semanas do estado de exceção que vivemos, tem sido absolutamente notável, em termos de apoio, empenho e proximidade, mobilizando meios, recursos e organização, um empenho que igualmente deve ser reconhecido aos profissionais de saúde, forças de segurança, corporações de bombeiros, voluntários e todos aqueles que cuidam dos nossos seniores institucionalizados em lares residenciais”, pode ler-se no comunicado.

O PSD de Famalicão encontra no Plano de Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social e Económica, apresentado pelo presidente da Câmara, “as respostas necessárias para cuidar em primeiro lugar da saúde dos famalicenses, mas igualmente os instrumentos para atenuar impactos sociais e económicos negativos que sabemos de antemão recairão sobre as famílias, as instituições e as empresas do concelho”.

A Concelhia social democrata entende ainda que “se é verdade as medidas municipais anunciadas têm sempre de ser vistas como complementares às que estão a ser desenvolvidas pelo Governo, não é menos verdade que muitas vão para lá daquilo que são as competências e responsabilidades da câmara municipal, outras atuam em domínios que o próprio Governo não considera e outras ainda assumem-se verdadeiramente inovadoras no panorama nacional”.

A instalação de estruturas de retaguarda hospitalar, a disponibilidade para suportar os encargos financeiros para nos lares residenciais do concelho ou a implementação de um centro de diagnóstico móvel são exemplos de medidas que, no entender do PSD, extravasam as competências da autarquia.

O PSD de Famalicão regista também “com imensa satisfação” que, “ao contrário do Governo, o executivo municipal haja considerado o domínio da fiscalidade como um instrumento apropriado à atenuação das dificuldades sentidas pelas famílias e pelas empresas”, saudando a redução da taca de IRS, o alargamento das reduções em sede de IMI e o alargamento da isenção da derrama.

 Também regista o pagamento de rendas às famílias que sofram perda de rendimentos por força do COVID-19, uma medida que o PSD classifica como “inovadora e pioneira que se assume como uma alternativa ao endividamento a que conduz a medida avançada pelo Governo”.

Em face de todo este contexto o PSD de Famalicão saúda a Câmara Municipal pela forma sóbria e eficaz como se tem apresentado na linha da frente no combate à Pandemia COVID-19, expressando o seu total apoio às soluções encontradas e em curso.

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.