norte-tem-mais-casos-mas-a-maioria-dos-ventiladores-vao-para-lisboa

Notícias

Norte tem mais casos mas a maioria dos ventiladores vão para Lisboa

1 min. 07.04.2020

É na região Norte que se encontram atualmente 57% dos infetados por Covid-19. Porém, mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China num avião fretado pelo Estado português vão ficar na Grande Lisboa, revela o Público. 

A doação foi feita a Portugal por uma empresa Chinesa, que é detentora da empresa “Reformosa”, sediada em Lisboa, à Câmara Municipal de Lisboa. 

Apesar do Ministério da Saúde ter distribuído os ventiladores pelos hospitais daquela área, poucos foram queles que chegaram à zona Norte.  

Relativamente a este assunto, o Ministério da Saúde fez saber que a distribuição de 141 ventiladores (sendo que 3 foram de imediato comprados pela Câmara de Cascais) foi decidida pelo Grupo de Trabalho de Coordenação da Resposta Nacional de Medicina Intensiva à Pandemia COVID-19, que se encontra a trabalhar junto da Administração Central do Sistema de Saúde. 

Além disso, a entidade explica que a distribuição foi feita tendo em conta as necessidades expressas de cada hospital e admite ainda que o facto de a maioria dos ventiladores ter ficado em lisboa se justifica pela "vontade do doador", refere o ministério em resposta ao Público. 

Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa alega ainda que “nos 18 municípios da Área Metropolita de Lisboa residem quase 2,7 milhões de portugueses, cerca de 30% da população nacional”. Contudo, é também sabido que 54% das mortes pelo novo Coronavírus aconteceram na região Norte. 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.