ha-31-enfermeiros-com-covid-19-no-distrito-de-braga

Notícias

Há 31 enfermeiros com covid-19 no distrito de Braga

1 min. 11.04.2020

O número de enfermeiros infetados por covid-19 no distrito de Braga já passou a barreira das três dezenas, cifrando-se nos 31, anunciou a Ordem dos Enfermeiros (OM).

Em comunicado publicado no seu site, o organismo aponta o distrito como o quarto no país com maior número de casos de infeções, procedido por Porto (114), Lisboa (72) e Coimbra (52).

Segundo a mesma fonte, existem no país 363 enfermeiros infetados com o novo coravírus, um “número superior aos divulgados oficialmente”.

Estão ainda cerca de dois mil enfermeiros em vigilância ativa em casa depois de terem contacto direto com doentes covid positivo.

“Estes números resultam do inquérito lançado há uma semana pela Ordem dos Enfermeiros, ao qual responderam 20.771 enfermeiros, o que corresponde a cerca de 50% do número de enfermeiros que trabalham no SNS”, explica-se na mesma nota.

A OM reforça que os enfermeiros “continuam a não ser testados, pondo em perigo a única linha de defesa à pandemia da covid-19, quando os profissionais de saúde deviam ter prioridade no acesso aos testes, seguindo as recomendações da OMS”.

Além dos 1.984 enfermeiros em vigilância ativa, há ainda 1.810 em vigilância passiva, sem realização de teste ou a aguardar. Há a registar apenas 16 curados.

Já não há nenhum distrito em Portugal sem enfermeiros infetados.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.