sindicato-independente-dos-medicos-apoia-uso-generalizado-de-mascara

Notícias

Sindicato Independente dos Médicos apoia uso generalizado de máscara

2 min. 13.04.2020

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apoia "o uso, por toda a população, de máscaras de proteção individual nos espaços públicos" para proteção face à pandemia de covid-19, anunciou aquele organismo em comunicado.

"O uso de uma máscara cirúrgica, bem colocada e manuseada, protege aqueles que nos rodeiam. E se todos o fizermos sempre que circulamos em público, todos estaremos mais protegidos. O uso de máscara não dispensará, contudo, o distanciamento social, a etiqueta respiratória ou a lavagem frequente das mãos", pode ler-se no comunicado daquele sindicato.

A defesa deste uso surge enquadrada no movimento "Máscara Para Todos", cuja comissão científica inclui o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, bem como o reitor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Fausto Pinto, além de Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

O SIM cita ainda um relatório de 8 de abril do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, que admite o uso generalizado de máscaras pela população em locais fechados e com muita gente, apenas como complementar à etiqueta respiratória e distância de segurança

Com o uso das máscaras há o risco de uma falsa sensação de segurança, sustenta o relatório, porque pode levar as pessoas a distraírem-se, por exemplo, da distância física, alertando também que é importante saber remover a máscara e que a remoção de forma errada pode aumentar o risco.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.