esta-renovado-o-3-estado-de-emergencia-e-sera-provavelmente-o-ultimo

Notícias

Está renovado o 3º Estado de Emergência e será provavelmente o último

1 min. 16.04.2020

Até ao dia 2 de maio, Portugal continuará em Estado de Emergência Nacional. Marcelo Rebelo de Sousa decretou hoje a segunda prorrogação, sendo que o primeiro Estado de Emergência se iniciou no passado dia 19 de março. 

"Acabo de assinar a segunda - e desejo, e todos desejam, a última - renovação do estado de emergência, para vigorar até às 24 horas do dia 02 de maio", afirmou em declarações a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, o Presidente da República. 

Marcelo Rebelo de Sousa apresentou ainda três razões nas quais se baseiam esta renovação. A primeira prende-se com os lares e sublinha que essa é uma a tarefa que "precisa de mais tempo" para "detetar, despistar, isolar e preservar" e fazê-lo "em clima de contenção ainda é imperativo". 

A segunda razão assenta no facto de "Portugal é o quarto país da Europa que mais testa por milhão de habitantes" e é necessário "continuar a estabilizar o número diário de internamentos no geral e nos Cuidados Intensivos em particular" para assegurar que o SNS se encontrará "em condições de responder à evolução do surto em resultado do aumento de contactos sociais". 

Por último, o Presidente salientou que os próximos 15 dias vão ser essenciais para que o Governo prepare "a abertura gradual da sociedade e da economia", mantendo a segurança de todos.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.