saiba-como-desinfetar-as-mascaras-reutilizaveis

Notícias

Saiba como desinfetar as máscaras reutilizáveis

2 min. 16.04.2020

As máscaras comunitárias são uma medida extra de proteção contra o Covid-19 que, apesar de serem menos eficazes do que as cirúrgicas, permitem que as pessoas as possam produzir nas suas próprias  casas e salvaguardar o material hospitalar para os profissionais de saúde. 

Como tal, as máscaras comunitárias permitem a sua lavagem, secagem, conservação e manutenção, ao invés de descartáveis. 

Os materiais mais eficazes são filtros de aspiradores, toalhas de mesa e t-shirts de algodão, uma vez que aguentam a lavagem a 30, 40 ou 60 graus na máquina de lavar, sendo que ferver a máscara também é uma opção, apesar de menos recomendada. 

Por sua vez, o uso de lixívia para a sua desinfeção não é recomendada. Pelo contrário, o uso sabão ou o habitual detergente para tratar a roupa são ideais para a desinfeção dos tecidos.

Após a lavagem, as máscaras poderão ser deixadas a secar ao ar livre. Por último, pode recorrer a um ferro de engomar para eliminar totalmente os germes que possam permanecer.  

Porém, a utilização de máscara pressupõe o seu correto manuseamento. A Organização Mundial da Saúde, esclarece que esta deve ser colocada de forma a cobrir a boca e o nariz, além de estar bem atada para minimizar espaços entre o rosto e a máscara. É também de evitar tocar na máscara durante a sua utilização e removê-la com a técnica apropriada, o que implica não tocar na parte de frente, ou seja, deve ser desamarrada por trás.  Após a sua remoção, e de cada vez que é tocada inadvertidamente, deve proceder-se à lavagem das mãos. A máscara deve ser substituída assim que fique húmida por outra seca e limpa. 

Relembre-se que desde o passado dia 13 de abril que a Direção-Geral da Saúde, recomendou o uso de máscaras por todas as pessoas em espaços públicos fechados, como supermercados ou transportes públicos. 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.