cemiterio-de-calendario-e-dos-poucos-que-se-mantem-aberto

Notícias

Cemitério de Calendário é dos poucos que se mantém aberto

2 min. 22.04.2020

O cemitério de Calendário é dos poucos que permanece aberto ao publico no concelho. A presidente da Junta de Freguesia de Famalicão e Calendário justifica esta decisão com a necessidade que as pessoas têm em termos emocionais de frequentar estes locais.

Estela Veloso frisa, no entanto, que o cemitério está aberto, mas com regras de distanciamento social, que são fiscalizadas por um funcionário e que, segundo a autarca, têm sido cumpridas pela população.

“O cemitério é grande tem três entradas e saídas e não podem estar mais que 15 pessoas. No entanto, eu tenho passado por lá quase todos os dias e reparo que nunca estão mais de duas ou três pessoas”, conta Estela Veloso.

A autarca recorda que antes da pandemia, o cemitério de Calendário era muito venerado e frequentado todos os dias. “O facto de agora encontrarmos muito poucas pessoas significa que elas estão a seguir as regras de distanciamento e de autoproteção”.

A Junta de Freguesia chegou a ponderar o fecho, mas “foram muitas as pessoas que nos pediram para não o fazer”, conta Estela Veloso. E acrescenta: “Até agora não tenho ninguém a criticar esta postura do executivo, nem nas redes sociais. As pessoas estão satisfeitas, entram, veneram, rezam um bocadinho e saem. Não há convívio nem conversa e, enquanto assim for, o cemitério vai continuar aberto”.

Entretanto, em breve deverá entrar também em funcionamento o sistema de videovigilância daquele local, uma medida que a Junta de Freguesia decidiu tomar, face ao elevado número de assaltos que ali se verificavam.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.