santo-tirso-segunda-unidade-de-rastreio-covid-19-ja-esta-a-funcionar

Notícias

Santo Tirso: segunda unidade de rastreio Covid-19 já está a funcionar

2 min. 22.04.2020

Com a capacidade diária de 50 testes, O Município de Santo Tirso tem uma segunda unidade de rastreio à Covid-19 a partir desta quarta feira, em funcionamento. 

O centro de rastreio está localizado no parque de estacionamento do Centro de Saúde de Santo Tirso, numa parceria entre o ACES Santo Tirso/Trofa e a Câmara Municipal de Santo Tirso. 

O funcionamento desta unidade será semelhante ao da primeira instalada no Município. Apenas funcionará por marcação, mediante prescrição médica, emitida pelo médico de família dos centros de saúde dos Municípios de Santo Tirso e da Trofa, e funcionará de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 19h00. Aos sábados e domingos, estará encerrada. 

Porém, este modelo de despistagem à doença a funcionar no ACES Santo Tirso/Trofa não permite o teste em regime “drive thru”, no qual é possível fazer a colheita sem sair da viatura. O terá de ser realizado presencialmente na unidade de rastreio. Na impossibilidade de o utente se deslocar ao centro de despistagem, existirão em funcionamento duas equipas, compostas por dois enfermeiros, com capacidade para realizar as colheitas ao domicílio, nomeadamente em lares e outras instituições. 

Relativamente à instalação desta segunda unidade de rastreio, que permitirá uma maior rapidez na realização de testes ao Covid-19, Alberto Costa , presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, afirma que "a Câmara Municipal está a fazer aquilo que sempre tem feito: responder, preventiva e proactivamente, às necessidades que são diagnosticadas no terreno, em articulação com as autoridades de saúde, com o objetivo de, em cada momento, prestar o melhor serviço possível às populações e fazer face a um tão exigente quanto complexo problema de saúde pública”. 

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.