sofre-de-ruido-de-vizinhanca-ha-solucao

Notícias

Sofre de "ruído de vizinhança"? Há solução

2 min. 28.04.2020

Muitas são as pessoas que sofrem do chamado "ruído de vizinhança", que se caracteriza por ser um "ruído associado ao uso habitacional e às atividades que lhe são inerentes, produzido diretamente por alguém ou por intermédio de outrem, por coisa à sua guarda ou animal colocado sob a sua responsabilidade, que, pela sua duração, repetição ou intensidade, seja suscetível de afetar a saúde pública ou a tranquilidade da vizinhança", explica a GNR, em publicação nas redes sociais. 

Apesar de parecer um problema de difícil resolução, as forças de autoridade explicam que existe solução.  Se os ruídos em questão afetarem a sua vida e tranquilidade, pode dirigir-se ao posto de GNR mais próximo e expôr a situação. Os elementos da autoridade irão ordenar ao produtor de ruído de vizinhança, produzido entre as 23 e as 7 horas, a adoção das medidas adequadas para fazer cessar imediatamente a incomodidade.  
Por outro lado, poderão fixar ao produtor de ruído de vizinhança produzido entre as 7 e as 23 horas um prazo para fazer cessar a incomodidade. 
Quanto às obras de recuperação, remodelação ou conservação realizadas no interior de edifícios destinados a habitação, comércio ou serviços que constituam fonte de ruído apenas podem ser realizadas em dias úteis, entre as 8 e as 20 horas, não se encontrando sujeitas à emissão de licença especial de ruído. 
Contudo, o responsável pela execução das obras afixa em local acessível aos utilizadores do edifício a duração prevista das obras e, quando possível, o período horário no qual se prevê que ocorra a maior intensidade de ruído. 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.