idas-as-urgencias-por-acidentes-domesticos-e-de-lazer-cairam-quase-50

Notícias

Idas às urgências por acidentes domésticos e de lazer caíram quase 50%

1 min. 29.04.2020

As idas aos serviços de urgências do Serviço Nacional de Saúde na sequência de acidentes domésticos e de lazer caíram para perto de metade em março, revelou à Lusa o coordenador do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge.

“Verificámos curiosamente que no mês de março deste ano houve uma diminuição do número de recursos às urgências por acidentes domésticos e de lazer de 40.000, que era o número habitual, para cerca de 20 mil em termos nacionais em todos os hospitais do SNS”, disse o investigador Carlos Dias.

Segundo o epidemiologista, estes dados estão “em linha com outros estudos e informações de um menor recurso da população geral aos serviços hospitalares, provavelmente, por algum receio de se dirigirem a locais onde estariam doentes infetados pelo novo coronavírus e pudessem ser os próprios infetados”.

O Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA) tem há várias décadas o sistema Evita que monitoriza os acidentes que “não são de trânsito, nem de trabalho, nem resultado de violência”.

“São aqueles acidentes habituais que acontecem em casa, na escola, nos parques” e que levam as vítimas a recorrer aos serviços de urgência do SNS, explicou Carlos Dias.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.