salas-de-aulas-terao-de-ser-higienizadas-a-cada-mudanca-de-turma

Notícias

Salas de aulas terão de ser higienizadas a cada mudança de turma

2 min. 30.04.2020

As salas de aulas devem ser higienizadas sempre que muda a turma, as casas de banho devem ser lavadas de hora a hora e a bancada onde as refeições são servidas no refeitório de 20 em 20 minutos - são algumas das regras de higienização diárias que as escolas vão ter de cumprir em contexto de pandemia, após o regresso dos alunos do 11.º e 12.º às aulas presenciais.

A falta crónica de funcionários reivindicada pelos diretores não preocupa, neste momento, porque os alunos até ao 10.º vão continuar com ensino à distância até ao fim do ano letivo. E isso permitirá a afetação de todos os assistentes operacionais dos agrupamentos nas secundárias, explicou ontem o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Até dia 18, as Forças Armadas vão desinfetar as secundárias e dar formação aos assistentes operacionais. Os militares também farão a desinfeção se surgir um caso suspeito numa escola, à semelhança do que tem sucedido nos lares. Operações que permitirão "tornar as escolas um lugar seguro", sublinhou o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho. Os dois governantes assistiram ontem a uma ação de desinfeção na secundária da Amadora.

O processo será faseado. Já foram contactadas 242 escolas. Mas a lista entregue à Defesa, revelou Gomes Cravinho, "tem cerca de 520 estabelecimentos".

No momento da formação, foi sublinhado aos funcionários que as maçanetas das portas, interruptores ou canetas "são superfícies de grande risco que precisam ser desinfetadas". No final, uma das assistentes perguntou se podia limpar as salas com a máscara social que tinha feito. Foi-lhe respondido que as máscaras têm características específicas mas que o material usado na exibição é do Exército. Momento que levou a diretora-geral dos Estabelecimentos Escolares, Manuela Faria, também presente na sessão, a intervir para sublinhar que o Exército tem de estar preparado para cenários de maior perigosidade e que a higienização das escolas tem de ser adaptada à realidade dos agrupamentos.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.