multas-para-quem-nao-usar-mascara-nos-transportes-publicos

Notícias

Multas para quem não usar máscara nos transportes públicos

2 min. 01.05.2020

António Costa admitiu, esta quinta-feira à noite, que será difícil haver uma vacina para o novo coronavírus antes do verão de 2021. E confirmou multas para quem não usar máscaras nos transportes públicos.

No dia em que o Conselho de Ministros aprovou a declaração do estado de calamidade, com o fim do estado de emergência no sábado, o primeiro-ministro ressalvou que não se trata de um regresso à vida que conhecíamos em fevereiro: "Não vamos regressar à normalidade enquanto não houver uma vacina ou tratamento". E, para que isso aconteça, ainda demorará algum tempo: "Será muito improvável termos uma vacina antes de um ano, um ano e meio."

Por isso, como "o vírus está aqui e vai continuar aqui" talvez até ao "verão de 2021", e não é "suportável para a economia e rendimento das famílias" manter as mesmas restrições, temos de "aprender uma nova realidade, que é conviver com o vírus". Com isso em vista, o Governo estabeleceu um calendário do que julga ser possível cumprir a partir do próximo mês e cujas medidas serão reavaliadas quinzenalmente. "Temos que estar preparados para, em meados de maio, não estarmos em condições para dar o passo seguinte" ou retirar medidas já aplicadas.

Multas até 350 euros para incumpridores

Apelando, em entrevista à RTP, a que as pessoas continuem a limitar as deslocações e convívios e não interpretem o fim do estado de emergência como um empurrão para saírem de casa, António Costa disse que a utilização de máscaras será obrigatória em "escolas, comércios e espaços fechados onde esteja muita gente", além dos transportes, onde haverá sanções para os utentes que não cumpram. O valor das multas, segundo é avançado, variará entre os 120 e os 350 euros. Questionado por que razão o uso de máscara não foi apoiado numa fase inicial, o chefe de Governo justificou-se com as recomendações da comunidade científica: "As dúvidas que a DGS teve foram as dúvidas que a OMS teve."

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.