paulo-cunha-critica-desconfinamento-desigual-a-norte-e-a-sul

Notícias

Paulo Cunha critica “desconfinamento” desigual a Norte e a Sul

2 min. 01.05.2020

Em causa está a notícia da TAP, que anunciou que vai voltar a voar com 71 rotas a partir de Lisboa e só três do Porto.

A TAP informou que vai retomar a atividade - interrompida pela pandemia da Covid-19 - com 71 rotas a partir do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e com apenas três com partida do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O Porto terá, aliás, somente mais um voo do que o previsto para o aeroporto de Ponta Delgada, nos Açores. A disparidade no número de rotas verificada nas infraestruturas aeroportuárias de Lisboa e Porto vai ao encontro de um documento elaborado pelos responsáveis da companhia aérea portuguesa que define, para este ano, uma redução de 63% dos voos com origem no Sá Carneiro.

Ora, isto não agradou a Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Famalicão que, através da rede social Twitter, chamou a atenção para “o anunciado progressivo desconfinamento não se aplicar da mesma forma em todo o território”. Para o edil o “Norte está de castigo, talvez por ter mais casos covid 19, quem sabe por querer voltar a exportar”. A esta critica à posição da TAP, Paulo Cunha deixa uma pergunta: “E sobre esta decisão da TAP o que pensa o Governo?”.

Mas esta posição não é a única. Ao longo dos últimos dias Rui Moreira, o autarca do Porto já tinha demonstrado alguns receios que isto acontecesse, tal como Nuno Botelho, líder da Associação Comercial do Porto.

PC TWEET

Reservas disponíveis

A informação foi revelada, na quinta-feira, por dois sites especializados. A Presstur, uma agência de notícias sobre viagens e turismo, avançou que a TAP "já tem nos sistemas de reservas um calendário de "desconfinamento" das suas operações entre 18 de maio e 4 de julho". Um plano que, confirma a routesonline, inclui 71 rotas a partir de Lisboa, entre as quais as que ligam a capital portuguesa a Nova Jérsia (Estados Unidos), a São Vicente (Cabo Verde), a Belo Horizonte (Brasil) ou a Toronto (Canadá).

Já os voos a partir do Porto chegarão unicamente a três destinos: Funchal, Londres (Inglaterra) e Paris (França). O Aeroporto Francisco Sá Carneiro disponibilizará, nos próximos três meses, apenas mais uma rota do que o aeroporto de Ponta Delgada, de onde partirão aviões para Boston (Estados Unidos) e Toronto.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.