viseira-ou-mascara-qual-delas-a-mais-segura

Notícias

Viseira ou máscara: qual delas a mais segura?

2 min. 04.05.2020

Um estudo levado a cabo pelo jornal Público, que compara as viseiras e máscaras como métodos de proteção individual, mostra que as máscaras são a melhor opção. Porém, para um efeito mais eficaz podem combinar-se as duas alternativas e obter uma proteção redobrada, tirando partido das vantagens de cada uma delas. 

Os especialistas ouvidos pela mesma fonte esclarecem que "as máscaras protegem o nariz e a boca, a viseira protege os olhos e se for cilíndrica, acompanhando a cara, e até ao pescoço, dá também protecção ao servir de barreira a gotículas que sejam projectadas. Contudo, é aberta em baixo, o que permite que as mesmas caiam ou que, quando o ar é inspirado, aerossóis circulem". 

"A viseira é mais para protecção pessoal e a máscara combina alguma protecção pessoal com a dos outros", explica o pneumologista Filipe Froes. O médico considera ainda que a "prioridade deve ser o uso de máscara, porque tem maior impacto na redução de transmissão de gotículas. A viseira não cobre a boca e há passagem de ar eventualmente contaminado por baixo da viseira. A máscara cobre a totalidade da boca e do nariz e é mais efectiva na redução da transmissão." 

Desta forma, a prioridade devem ser as máscaras, uma vez que as viseiras são apenas uma proteção adicional. Contudo, este efeito protetor, quando não acompanhado pelo uso de máscara, é bastante redutor. Como tal, não se podem considerar dois meios de proteção alternativos, mas sim complementares. 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.