parabens-soldados-da-paz

Notícias

Parabéns, soldados da paz!

3 min. 04.05.2020

Comemora-se hoje, dia 4 de maio, o Dia Internacional do Bombeiro. Mais precisamente, desde 1999 que esta data tem um significado especial para os verdadeiros soldados da paz. 

A FAMA aproveita esta data para saudar o trabalho de todos os bombeiros, profissionais e voluntários, que lutam todos os dias para garantir a segurança e saúde dos portugueses, nomeadamente das três corporações do concelho de Famalicão: os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, os Bombeiros Voluntários de Famalicão e os Bombeiros Voluntários Famalicenses. 

Mas recuemos um pouco no tempo.... Historicamente esta data começou a ser celebrada devido a uma tragédia, na Austrália, na qual morreram cinco bombeiros no combate a um incêndio e também por se comemorar neste dia o São Floriano, padroeiro dos bombeiros. 

Como tal, o Dia Internacional do Bombeiro tornou-se numa homenagem a todos os bombeiros que deram e que dão as suas vidas para salvar a vida dos outros. Uma das tradições desta data é, como sinal de respeito e de tributo aos bombeiros falecidos, soar de alarmes de incêndio por 30 segundos, ao meio-dia do primeiro domingo de maio, seguindo-se um minuto de silêncio. 

A nível nacional, a data é celebrada no dia 11 de novembro, dia em que se assinala Dia Nacional do Bombeiro Profissional. 

4 de maio, há 5 anos 

Foi precisamente há 5 anos, em 2015, no Dia Internacional do Bombeiro, que as corporações do concelho de Famalicão foram postas à prova.  

Nesse dia, um vendaval assolou a cidade de Famalicão e três árvores de grande porte foram derrubadas pelo vento, fazendo muitos estragos no Parque da Juventude e Praça 9 Abril.  

Também a FAMA esteve, nesse dia, a acompanhar os trabalhos levados a cabo pelos bombeiros, tal como demonstram as fotografias e reportagem abaixo. 

 fotografias vendaval 1

fotografias vendaval 2

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.