613-criancas-e-jovens-continuam-a-receber-apoio-do-programa-acompanhar

Notícias

613 crianças e jovens continuam a receber apoio do Programa Acompanhar

2 min. 05.05.2020

São 613 crianças e jovens apoiados pelo Programa Acompanhar, criado pela Educação do Município de Vila Nova de Famalicão e destinado à capacitação cidadã de grupos infantis e juvenis. Durante os três períodos do Estado de Emergência, este programa manteve a aproximação entre os jovens, logo após decretado o encerramento das escolas.

Este apoio à distância traduziu-se na entrega de trabalhos de casa ao domicílio, contactos semanais para averiguar a situação social e escolar, acompanhamento da situação social das famílias e encaminhamento, quando necessário, paras as entidades competentes e trabalho cooperativo com os encarregados de educação no apoio escolar e pedagógico aos filhos e educandos.

Logo que foi decretado o encerramento das escolas, os grupos de capacitação e os programas de tutoria individualizada e grupal foram redimensionados e passados a ser geridos à distância através de teleconferência e telefone e em mais de 20 situações, manteve-se o trabalho presencial devido à inexistência de meios de comunicação à distância funcionais.

Foi um processo em conjunto com os Agrupamento de Escolas e Escolas Profissionais, tendo sido possível melhorar as respostas de capacitação à distância, fruto da disponibilização de mais equipamentos informáticos e soluções de concetividade online.

Segundo o vereador da Educação Leonel Rocha “foi possível, apesar das circunstâncias, manter a resposta pedagógica de proximidade e de capacitação para a grande parte dos jovens do Programa Acompanhar, promovendo assim uma maior igualdade de oportunidades no acesso à educação plena e integral numa fase de tantas incertezas".

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.