estudo-afirma-que-pandemia-de-covid-19-pode-terminar-em-dezembro

Notícias

Estudo afirma que pandemia de Covid-19 pode terminar em dezembro

1 min. 05.05.2020

Um modelo matemático realizado por uma universidade de Singapura com base “na tendência atual” de casos de covid-19 antevê o “fim teórico” da atual pandemia a nível mundial para 14 de dezembro, foi hoje divulgado.

Apesar de referenciar o mês de dezembro como a meta temporal para o eventual fim da atual crise, o modelo matemático desenvolvido pela Singapore University of Technology and Design, hoje citado pelas agências internacionais, prevê que cerca de 99% dos casos de infeção pelo novo coronavírus possam já ser registados a nível global no próximo mês de junho, mais concretamente em 21 de junho.

A par da evolução mundial, o modelo traça igualmente os possíveis cenários para vários países, como é o caso de Espanha, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e México.

Apesar da divulgação destes dados, a instituição realçou que se trata de um modelo de previsões que deve ser observado com “prudência”, frisando ainda que qualquer “excesso de otimismo com base em algumas datas finais expectáveis é perigoso, porque pode relaxar a disciplina e os controlos", o que pode mudar o curso do vírus e da infeção.

Segundo explicou a Singapore University of Technology and Design, este modelo matemático aplicado à epidemiologia, o modelo SIR (suscetíveis – infetados – recuperados), é realizado a partir de dados atualizados diariamente de diferentes países, de forma a estimar as curvas do ciclo epidemiológico e as datas teóricas de término.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.