afinal-o-sns-apresenta-ou-nao-falta-de-material-de-protecao

Notícias

Afinal, o SNS apresenta ou não falta de material de proteção?

2 min. 05.05.2020

Afinal, o SNS apresenta ou não falta de material de proteção? Mil e três médicos responderam a esta e outras questões impostas pelo estudo levado a cabo pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM). 

Apesar dos dados divulgados pela Direção Geral de Saúde levarem a crer que os hospitais e profissionais de saúde estão bem equipados para o combate ao Covid-19, o resultado do estudo mostra exatamente o contrário. 

Aliás, 88% dos médicos revela graves carências de pelo menos no acesso a um tipo de material de apoio e de proteção. “Faltam oxímetros, lanternas, máscaras de oxigénio, otoscópios e estetoscópios, entre muitos outros”, apontam. 

Outros 59% profissionais de saúde assumem uma falta geral de material, 83% apontam para a inexistência Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 62% reportam falta de material ao nível do apoio ao exame clínico. 

Segundo os médicos inquiridos, este é o resultado do “impacto negativo da falta de organização e gestão do sistema de saúde e traz à luz as dificuldades nos hospitais”. 

“Os responsáveis do Ministério da Saúde deverão, face a esta identificação rigorosa, tomar medidas concretas e muito urgentes”, Carlos Gomes, presidente da SRCOM. “Esta falta de material é muito grave, sobretudo no momento em que estamos a retomar a atividade. Deveremos aproveitar esta fase para nos prepararmos para novas vagas da doença da Covid-19″, conclui. 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.