490-mil-testes-diagnostico-ao-covid-19-ja-foram-feitos-em-portugal

Notícias

490 mil testes diagnóstico ao Covid-19 já foram feitos em Portugal

2 min. 07.05.2020

Mais de 490 mil testes diagnóstico à covid-19 foram realizados em Portugal nos últimos dois meses, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde.

“Desde o dia 1 de março foram realizados mais de 490 mil testes diagnósticos covid-19”, disse António Lacerda Sales na conferência de imprensa diária de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus.

Os primeiros casos de covid-19 foram detetados em Portugal ​​​​​​​em 2 de março, existindo atualmente mais de 26 mil infetados confirmados no país.

Segundo o responsável, há neste momento 73 laboratórios a processar amostras no nosso país: “34 laboratórios no Serviço Nacional de Saúde (SNS), 19 de grupos privados e ainda 22 de outros laboratórios, que incluem a Academia, o Exército, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária”.

O secretário de Estado anunciou ainda que “o ‘stock’ disponível de testes é de mais de um milhão”, tendo já sido distribuídos “pelos laboratórios do SNS e pelas regiões autónomas mais de 340 mil testes”.

A região norte recebeu quase metade desses testes (45% do total), seguindo-se Lisboa a Vale do Tejo (33%), a região Centro (8%), 4,4% no Algarve e 1,5% no Alentejo, tendo os restantes testes sido enviados para os Açores e Madeira, especificou António Sales.

Apesar de mais de um milhão de testes, a reserva de ‘kits’ de extração, necessários para a realização dos testes “é de 915 mil kits”, segundo os números avançados hoje por António Sales.

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.