dois-testes-antes-dos-jogos-e-recolhimento-obrigatorio-na-i-liga

Notícias

Dois testes antes dos jogos e recolhimento obrigatório na I Liga

2 min. 11.05.2020

Os jogadores da I Liga vão efetuar dois testes da covid-19 num período de 48 horas antes de cada jogo e têm que se manter em recolhimento domiciliário, revelou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

No seu site oficial, a FPF divulgou o parecer técnico da Direção Geral de Saúde (DGS) para o regresso do futebol do primeiro escalão em plena pandemia da covid-19, num documento em que os jogadores, e também árbitros e treinadores, estão obrigados a ficar em casa até final da época, podendo apenas sair para treinar ou jogar.

Para facilitar essa situação, a DGS defendeu que os clubes devem “apoiar os atletas e as suas famílias” e recorrer a “entregas domiciliárias de bens e serviços”.

“Após este período de 14 dias (de testes), atletas, equipas técnicas e árbitros com dois testes laboratoriais negativos que estejam clinicamente aptos, após avaliação pelo departamento médicos dos clubes, podem iniciar treinos coletivos e participar nas competições oficiais”, lê-se no comunicado.

Mesmo assim, antes de cada jogo, num período de 48 horas, os jogadores serão submetidos a dois testes.

“Durante as competições devem ser realizados, para todos os jogos, dois testes laboratoriais por semana: um 48 horas antes do jogo e outro o mais próximo possível da hora do jogo”, apontou a FPF, citando o parecer da DGS.

O organismo confirmou que os jogos serão realizados à porta fechada e que a circulação de adeptos na zona exteriores dos estádios será “limitada”.

“Não está autorizada a concentração de pessoas em número superior a 10. As forças e serviços de segurança devem, sob proposta da FPF, assegurar o cumprimento da legislação vigente, nomeadamente promover a dispersão de concentração de pessoas, quer no perímetro dos estádios, quer junto a hotéis, centros de treino, e via pública”, diz o comunicado.

Segundo a DGS, a FPF terá que “elaborar um documento estruturado com as recomendações e regras para a retoma das competições oficiais da I Liga de Futebol e da Taça de Portugal que seja do conhecimento público” e em que estará definido os estádios em que os restantes jogos serão disputados.

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.