investigador-da-uminho-participa-em-estudo-mundial-sobre-o-covid-19

Notícias

Investigador da UMinho participa em estudo mundial sobre o Covid-19

1 min. 11.05.2020

Um investigador da escola de Medicina da Universidade do Minho, Pedro Morgado, está a colaborar com um estudo mundial que pretende avaliar o impacto do Covid-19 na saúde da população mundial, nomeadamente no seu bem-estar físico e mentar. 

A investigação mundial "Collaborative Outcomes study on Health and Functioning during Infection Times” envolve cerca de "200 investigadores de mais de 30 países e quer compreender que perfis de pessoas têm maior ou menor risco de ter problemas de saúde durante uma pandemia", explica a Universidade do Minho, em comunicado às redações. 

A portuguesa Sofia Brissos, do Centro Hospitalar de Lisboa, também participa no estudo que, através de um inquérito, irá "coletar dados de mais de cem mil participantes, os investigadores poderão ainda perceber quais são os fatores de proteção que podem beneficiar as pessoas e criarão programas de intervenção mais adequados para esta pandemia e para futuras pandemias que possam ocorrer", explica a UM. 

 Por último, importa referir que o estudo está a ser realizado em 70 países e divide-se em três fases: durante a pandemia, seis meses depois e doze meses depois. Depois de concluído, prevê-se que seja possível compreender os impactos das diferentes medidas que foram tomadas em cada país, bem como a influência da existência de diferentes respostas públicas nesta pandemia e criar programas de deteção precoce e tratamento. 

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.