segunda-fase-do-desconfinamento-esta-em-avaliacao

Notícias

Segunda fase do desconfinamento está em avaliação

2 min. 14.05.2020

Presidente da República, primeiro-ministro, representantes de partidos e parceiros sociais reúnem-se esta quinta feira, em Lisboa, com especialistas para analisar a situação epidemiológica da covid-19, antes de o Governo tomar decisões sobre a segunda fase do desconfinamento.

A reunião, no Infarmed, é a sexta desde o início da pandemia e a primeira após o fim do estado de emergência, que vigorou em Portugal entre 19 de março e 02 de maio, do qual se transitou para uma situação de calamidade, após o qual se iniciou uma reabertura gradual das atividades e estabelecimentos encerrados devido ao surto.

Com o objetivo de partilha de informação, estes encontros surgiram por iniciativa do primeiro-ministro e têm reunido epidemiologistas e outros especialistas com o Presidente da República, presidente da Assembleia da República, líderes dos partidos com representação parlamentar, dirigentes sindicais e patronais.

Para sexta-feira, prevê-se o Conselho de Ministros para fazer a avaliação das medidas da primeira fase de desconfinamento, 04 de maio, devendo ser anunciadas as da segunda fase, como o regresso às aulas dos alunos dos 11.º e 12.º anos de escolaridade ou a reabertura de creches, no dia 18 de maio, segunda-feira. A terceira fase começa em 01 de junho.

Na semana passada, o primeiro-ministro afirmou que "as normas de libertação de confinamento entrarão em vigor de 15 em 15 dias" e que, antes de se avançar para a seguinte, as medidas serão avaliadas.

O objetivo do Governo, com este calendário faseado de reabertura, "é medir em cada 15 dias os impactos da medida anterior, vendo se é possível ou não dar mais um passo", explicou.

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.