covid-19-papa-francisco-pede-respeito-pelas-regras-de-seguranca

Notícias

Covid-19: Papa Francisco pede respeito pelas regras de segurança

2 min. 17.05.2020

O Papa Francisco apelou hoje ao respeito das regras de segurança impostas em vários países que permitem, ou irão autorizar nos próximos dias, o regresso das celebrações, de modo a “salvaguardar a saúde de todos". 

O apelo surgiu durante a oração do Regina Coeli, que devido à pandemia de Covid-19 é realizada na biblioteca do palácio apostólico e não à janela, em frente à Praça de São Pedro. 

“Por favor, respeitemos as regras, as prescrições que nos são dadas para salvaguardar a saúde de todos”, pediu. 

O Papa Francisco também se dirigiu a todas as crianças que por causa da pandemia não puderam fazer comunhão este ano e convidou-as "a viver este tempo de espera como uma oportunidade para se prepararem melhor: rezando, lendo o catecismo para aprofundar o conhecimento de Jesus, crescendo na bondade e no serviço". 

Em Portugal, a partir de 30 de maio, estão autorizadas celebrações religiosas de acordo com regras definidas entre as autoridades de saúde e as confissões. 

Recorde-se que para o regresso atividades religiosas, as igrejas terão de delimitar um número de pessoas. Além disso, pede-se aos fiéis que reservem lugar, higienizem as mãos e respeitem o distanciamento social. O uso de máscara é obrigatório, exceto no momento da comunhão que será permitida apenas com a hóstia recebida na mão. 

A Igreja Católica pediu aos fiéis em situação de risco que não se desloquem às missas e sugere que, sempre que as condições meteorológicas permitirem, se realizem ao ar livre. 

Em Itália foram aplicadas outras medidas complementares tal como a obrigatoriedade em usar luvas, a proibição da presença de coro de igreja, assim como a distribuição de guiões com os salmos ou canções. Também as ofertas não serão recolhidas durante a celebração, mas depositadas pelos fiéis em recipientes especiais colocados nas entradas ou em outro local considerado apropriado. 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.