famalicao-apoia-pequenas-empresas-para-projetos-de-combate-a-covid-19

Notícias

Famalicão apoia pequenas empresas para projetos de combate à Covid 19

3 min. 22.05.2020

Já estão abertas as candidaturas ao novo Programa Municipal de Apoio Financeiro a Soluções de ID&I – Investigação, Desenvolvimento e Inovação, promovido pela Câmara Municipal de Famalicão, para apoiar as micro e pequenas empresas do concelho, com menos de 50 trabalhadores.

Trata-se de mais uma medida excecional e temporária no âmbito da infeção epidemiológica Covid-19, a adotar pelo município famalicense no apoio às empresas.

 O novo programa, inédito a nível nacional de cariz municipal, tem como objetivo promover o desenvolvimento de atividades e projetos que apresentem respostas ou produtos relevantes de combate ao novo coronavírus Covid-19

“Queremos apoiar os pequenos projetos, que não têm apoio nacional, como por exemplo o desenvolvimento de máscaras inovadoras, luvas ou materiais de proteção que, pelo seu caráter inovador, precisam do desenvolvimento de um protótipo, de registo de patentes, testes laboratoriais ou análises de mercado, e que precisam de apoio”, explica o vereador do empreendedorismo, Augusto Lima em nota enviada à imprensa. O responsável adiantou que “já há projetos interessados”.

Para isso, a Câmara Municipal disponibiliza uma verba de 30 mil euros, sendo que o apoio máximo a atribuir a cada candidatura não pode ultrapassar 50% do montante total do projeto, com um limite máximo de 10 mil euros. Este apoio não é cumulável com outros apoios nacionais ou comunitários.

 A implementação do programa conta com a colaboração da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação e da ANI – Agência Nacional da Inovação, que irão avaliar o mérito dos projetos.

A medida que foi aprovada esta quinta-feira em reunião do executivo municipal já tem as candidaturas abertas através do portal do Famalicão Made In, através do seguinte link https://www.famalicaomadein.pt/_programa_municipal_de_apoio_financeiro_a_solucoes_de_idi

 As candidaturas devem ser apresentadas em copromoção, envolvendo as entidades de I&D da Rede Famalicão Empreende, como o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e do Vestuário, o CENTI – Centro de Nanotecnologia, Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, a Universidade Lusíada, a FAMAGROW – Associação de Business Angels de Vila Nova de Famalicão, o PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, o  CCG – Centro de Computação Gráfica, o UPTEC – Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto e a TECMINHO – Interface da Universidade do Minho.

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.