missas-na-paroquia-de-famalicao-serao-todas-na-nova-matriz

Notícias

Missas na paróquia de Famalicão serão todas na Nova Matriz

4 min. 23.05.2020

A paróquia de Santo Adrião – Famalicão já definiu as regras para o regresso da celebração da eucaristia com a presença de fiéis na igreja.

A partir do dia 30 de maio, já vai ser possível assistir presencialmente à celebração das missas em todo o país, mas há regras de segurança a cumprir, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social, o que implicar uma diminuição da capacidade de lugares nas igrejas.

Por isso, as paróquias estão já a organizar-se.

 

CONHEÇAS AS REGRAS NA PARÓQUIA DA CIDADE:

 

  1. EUCARISTIA 

Todas as eucaristias, quer da semana quer dominicais, serão celebradas na Matriz Nova. Esta igreja é aquela que reúne mais condições para a celebração da Eucaristia, por ser a mais ampla e arejada.

  1. HORÁRIOS

Ao fim de semana mantêm-se os horários habituais: às 18h de sábado, Eucaristia vespertina. Às 8h30, às 10h30, às 12h15 e às 19h15 de Domingo, Eucaristia Dominical. Atenção para a alteração da missa das 12h que será às 12h15 para haver margem de tempo para arejar e higienizar. 

  1. REDUÇÃO DE LUGARES E SINALIZAÇÃO

O número de participantes por Eucaristia será limitado a um terço da sua capacidade. Esta limitação passa por garantir o distanciamento físico de 2 metros entre as pessoas. Para que isso se possa cumprir de forma mais eficaz haverá sinais ou indicações.

  1. OBRIGATORIEDADE DE HIGIENIZAR MÃOS E USAR MÁSCARAS

As igrejas serão higienizadas com os produtos recomendados e sempre que forem usadas. Apesar disso, todos devem higienizar as suas mãos nos dispensadores de álcool gel colocados nas entradas das igrejas. Além disso, ninguém poderá entrar e permanecer na Igreja sem máscara. 

  1. EQUIPA DE ACOLHIMENTO

Em cada Eucaristia haverá uma Equipa de Acolhimento para acolher e dar todas as indicações necessárias para nossa segurança e segurança de todos.

  1. SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

Será possível a sua celebração, mas com as devidas distâncias entre sacerdote e penitente, salvaguardado a integridade sigilosa da confissão. Será usada a Capela da Reconciliação da Matriz Antiga para o efeito.

  1. SACRAMENTO DO BAPTISMO E DO MATRIMÓNIO

A celebração destes sacramentos já será possível, mas com algumas restrições. Sublinha-se sobretudo que a família e convidados obedecerão à restrição de lugares e permanecerão nas marcas indicadas. 

  1. ORAÇÃO INDIVIDUAL

A Matriz Antiga permanecerá sempre aberta, entre as 8h e as 18h para a oração pessoal.

  1. FUNERAIS

A partir do dia 30 de maio, voltar-se-á a celebrar a Missa de Corpo presente, mas ainda na restrição de estarem presentes apenas os familiares do ente falecido. Os funerais continuarão a realizar-se na Matriz Antiga.

  1. VELÓRIOS

À data ainda não são permitidos. Por isso, continua a vigorar o que estava dito antes: a urna ao chegar será depositada na igreja ou no cemitério um tempo antes e, à hora marcada, será celebrada a missa.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.