pouco-consumo-de-gasoleo-na-pandemia-pode-aumentar-preco-da-carne

Notícias

Pouco consumo de gasóleo na pandemia pode aumentar preço da carne

3 min. 24.05.2020

O muito gasóleo que se tem gasto a menos em Portugal nos últimos meses pode fazer aumentar o custo da alimentação dos animais e, no limite, o preço da carne e do leite.

Razões que levam várias associações do setor a pedirem ao Governo que prolongue por mais sete meses, até ao final do ano, o aumento da percentagem de biodiesel no gasóleo.

O assunto está em cima da mesa nas medidas pedidas pelo setor agrícola para travar os efeitos da crise provocada pela Covid-19.

Aliás, em abril o executivo decidiu, num despacho do Ministério do Ambiente, aumentar para 6,75% a percentagem mínima de biodiesel no gasóleo. Uma medida que caduca a 2 de junho, um mês depois do fim do estado de emergência.

Pelo menos três associações do setor, a Associação Nacional de Armazenistas Comerciantes e Importadores de Cereais e Oleaginosas, a Associação Portuguesa dos Alimentos Compostos para Animais e a Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite, pedem que essa percentagem mínima seja prolongada até ao final do ano, numa preocupação registada no último balanço dos impactos da crise feito pelo gabinete de planeamento do Ministério da Agricultura.

Como o consumo de gasóleo afeta o preço da carne

O problema é que o confinamento e mesmo as primeiras semanas do pós-estado de emergência baixaram drasticamente o consumo de gasóleo e os depósitos de biodiesel estão cheios.
Pelo contrário, a farinha não deixou de ser comida pelos animais que não foram afetados pelo confinamento nem pelo lay-off ou pelo teletrabalho.

No limite, admite o responsável, mais custos podem significar preços mais caros para os consumidores ou então mais importações num momento em que tanto se promove o consumo de produtos nacionais.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.