gnr-alerta-para-o-risco-de-incendios-rurais-com-o-calor

Notícias

GNR alerta para o risco de incêndios rurais com o calor

2 min. 27.05.2020

Com o calor que se faz sentir, impróprio para a estação do ano, a GNR alerta para o risco de ocorrência incêndios rurais. Porque a prevenção é essencial, a força de autoridade vai reforçar o patrulhamento e vigilância terrestre em todo o território nacional.

Em comunicado, a GNR alerta que "é proibido fazer queimadas extensivas, sem autorização e sem acompanhamento de um técnico credenciado em fogo controlado, operacional de queima ou equipas de sapadores ou bombeiros, situação que está sujeita a coimas".

Por outro lado, a queima de matos cortados e amontoadas e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal e agrícola é permitida. Contudo, carece de uma comunicação prévia à câmara municipal ou à junta de freguesia local.

A autoridade revela um conjunto de conselhos para que as queimas sejam o mais seguras possível. Desta forma, devem ser evitadas queimas em dias quentes e secos ou com vento. Os dias nublados e húmidos são sempre mais indicados.

A população deve também evitar fumigar ou desinfestar apiários, a não ser com uso de fumigadores equipados com dispositivos de retenção de faúlhas. É aconselhado o uso de tratores, máquinas e veículos pesados de transporte que possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Por último, é aconselhado que as queimadas nunca sejam realizadas por uma única pessoa, e que estas tenham consigo os telemóveis, de forma a ser mais fácil alertar o 122 caso exista risco de incêndio.

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.