vao-reabrir-segunda-feira-os-museus-municipais-e-a-casa-do-territorio

Notícias

Vão reabrir segunda feira os museus municipais e a Casa do Território

3 min. 29.05.2020

A partir da próxima segunda feira, dia 1 de junho, estarão abertos ao público os museus municipais de Famalicão, entre eles a Casa de Camilo, o Museu da Indústria Têxtil e o Museu Bernardino Machado.

A reabertura vai obedecer a condições de segurança, inerentes à pandemia de Covid-19, quer para visitantes, como para colaboradores. Para isso, serão reforçadas algumas medidas tais como a "instalação de equipamento de proteção coletiva, do reforço da limpeza e desinfeção dos espaços, da suspensão do uso de folhetos e desdobráveis em papel, da desativação de equipamento multimédia e da definição de lotação máxima dos espaços expositivos e de circulação", explicou a autarquia em comunicado.

Apesar das novas medidas, os horários de visita vão manter-se, assim como a obrigatoriedade de uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

De relembrar que os museus estiveram encerrados desde o passado dia 11 de março na sequência das orientações da Comissão Municipal de Proteção Civil de Vila Nova de Famalicão e da Direção Geral da Saúde. Apesar de fechados ao público, este período foi útil para levar a cabo "uma ação de reorganização interna que permitiu avançar no trabalho de projetos pendentes e no investimento de funções museológicas como a investigação e o inventário", assim como para desenvolver uma "estratégia programática digital, através do facebook da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão", referiu o Município.

Exemplo disso é a programação online que assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e o Dia Internacional dos Museus. Com esta possibilidade de reabertura, a programação nos museus será revista para ser adaptada a atividades dirigidas para pequenos grupos, mas a restante programação online manter-se-á.

O dia 1 de junho fica também marcado pela reabertura da Casa do Território, no Parque da Devesa.

Em comunicado, a autarquia explica que o acesso ao espaço está condicionado pela higienização das mãos à entrada e uso obrigatório de máscara. Também "o número máximo de visitantes no interior do edifício não deverá ultrapassar as 10 pessoas e o tempo de visita de cada pessoa/grupo não deverá exceder os 30 minutos", acrescenta.

As mesmas normas aplicam-se à Livraria Municipal, instalada no interior da Casa do Território, e aos Serviços Educativos da Devesa. Ambos não poderão ter mais do que duas pessoas dentro do seu interior, salvo no caso de se tratar de uma família coabitante.

 

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.