covid-19-portugal-prepara-nova-reserva-de-equipamentos-de-protecao

Notícias

Covid-19: Portugal prepara nova reserva de equipamentos de proteção

1 min. 07.06.2020

A ministra da Saúde disse hoje que Portugal está “a preparar uma nova reserva estratégica” de equipamentos e materiais para responder à covid-19, porque não pode “baixar a preparação para a doença”.

Na conferência de imprensa diária sobre a situação da covid-19, Marta Temido adiantou ainda que “continuam a estar previstas entregas de equipamentos de proteção individual ao longo das próximas semanas”.

Na segunda-feira de manhã, chegará “mais um voo” com “cerca de 20” ventiladores, acrescentou. No total, Portugal comprou 1.151 ventiladores, dos quais 717 já estão em território nacional ou em trânsito nas embaixadas e 434 estão por entregar.

A ministra aproveitou para atualizar os números relacionados com os equipamentos distribuídos desde o início da pandemia: 57 milhões de máscaras cirúrgicas e 11 milhões de máscaras FFP2 e FFP3.

"Estamos a preparar uma nova reserva estratégica, porque não podemos desguarnecer a nossa atenção a estes aspetos", frisou Marta Temido, reiterando que Portugal "não pode baixar a preparação para a doença”, que passa por três fatores: equipamentos de proteção individual, rede de referenciação em medicina intensiva, "que está a ser revista”, e capacidade laboratorial.

Portugal contabiliza pelo menos 1.479 mortos associados à covid-19 em 34.693 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado hoje.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.