portugal-e-o-segundo-pais-da-ue-com-mais-novos-casos-nos-ultimos-dias

Notícias

Portugal é o segundo país da UE com mais novos casos nos últimos dias

2 min. 12.06.2020

Nas últimas duas semanas, Portugal foi o segundo país dos 27 da União Europeia mais o Reino Unido a registar o maior número de novos casos de infeção por covid-19 por milhão de habitantes.

Tal como avança o Jornal de Notícias, pior só a Suécia, país que adotou políticas polémicas e que ainda não conseguiu controlar a epidemia. Em termos de mortalidade, por milhão de habitantes, Portugal figura em sexto lugar. Estará o "milagre" português em risco? Há especialistas preocupados.

A análise, disponível em www.metis.med.up.pt, uma plataforma desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e pelo Cintesis, foi realizada no dia 9, com dados reportados pelos países ao Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) e, no caso de Espanha, pela autoridade nacional de saúde espanhola.

Reflete uma realidade recente (últimos 14 dias e últimos sete dias contados no dia 9) e pretendeu ser um alerta para o comportamento da população antes de um fim de semana prolongado, em que milhares de portugueses estão a aproveitar para passear.

"Neste momento, em crescimento só estamos nós [Portugal], Suécia e Polónia, todos os outros estão a diminuir o número de novos casos, dá que pensar", nota Paulo Santos, responsável pela plataforma Metis, que decidiu colocar em gráficos o que as tabelas andavam a mostrar.

Na passada terça-feira, o país registou 421 novos casos de covid-19, um número que não se via desde 8 de maio. Paulo Santos, também professor da FMUP e investigador do Cintesis, realça que além do aumento de novos casos, nos últimos dias tem havido uma subida dos internamentos e dos doentes a precisar de cuidados intensivos.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.