pasec-lanca-livro-sobre-modelos-participacao-juvenil-inteligente

Notícias

PASEC lança livro sobre modelos participação juvenil inteligente

2 min. 13.07.2020

A associação famalicense PASEC lançou mais uma obra pedagógica, o livro “Radar da Participação Juvenil” dirigido a jovens, técnicos de juventude, educadores, animadores e outros agentes educativos sobre as formas de participação juvenil inteligente.

O livro pretende ser um guia pedagógico sobre os novos modelos de participação juvenil inteligentes que dá particular importância a três aspetos centrais: a participação dos jovens com deficiência, jovens oriundos de minorias e refugiados; a participação dos jovens de territórios com baixa densidade populacional;  e o inovador método de clãs adaptado ao trabalho com jovens em especial risco de exclusão.

O livro foi lançado internacionalmente em multiformato com suporte online, para chegar ao maior número de agentes educativos possível, e é um dos produtos finais do projeto internacional “Radar” apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

O projeto permitiu a criação da primeira Rede Transnacional de Territórios Youth Smart City (Cidades Jovens Inteligentes), territórios que envolvem todos jovens nos principais processos de decisão relativos às políticas de juventude que afetam diretamente a sua vida. São territórios que entendem a participação real e efetiva dos jovens nas dinâmicas sociais como forma de combater os flagelos de que são alvo.

O projeto definiu como prioridades o teste e implementação de metodologias inovadoras de participação social que permitam aos jovens, com poucas oportunidades, reais oportunidades de participação, ação e decisão.

O projeto reconheceu como Territórios Youth Smart City as cidades de Famalicão, Porto de Mós e Covilhã, em Portugal, bem como Diekirch, Echternach e Vianden, no Luxemburgo, e Varese em Itália.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.