anima-te-com-roteiros-turisticos-para-descobrir-famalicao

Notícias

Anima-te com roteiros turísticos para descobrir Famalicão

3 min. 14.07.2020

Não é só de música, cinema, desporto, artesanato e comida se faz o Anima-te. Até ao dia 30 de agosto, o programa de verão promovido pela Câmara Municipal de Famalicão convida também os famalicenses a descobrirem o património concelhio com uma série de passeios e roteiros pelo território.

É o caso do passeio comentado pelos parques e jardins da cidade, com destaque para a arte pública aí presente e para a observação das flores, arbustos e árvores que compõem a paisagem destes espaços. Neste roteiro propõe-se um passeio pelos parques e jardins que fazem parte da identidade de Vila Nova de Famalicão, compreendendo a razão da sua existência e as intenções dos homens que os idealizaram e construíram.

O Anima-te tem também uma proposta de roteiro para os amantes de Arquitetura: um passeio comentado pelas ruas da cidade, com destaque para o edificado e para os elementos arquitetónicos que marcam a paisagem construída de Vila Nova de Famalicão. Ao longo do percurso será explorada a história dos edifícios na sua relação com a construção da cidade e com a vida social, económica e política do concelho.

E porque a arte urbana está cada vez mais presente nas ruas de Famalicão, a Câmara Municipal sugere também o Roteiro das Artes na Cidade. As paredes e murais passaram a locais de representação de lendas, tradições e personalidades e cada uma dessas representações artísticas merece um olhar atento num passeio comentado sobre os elementos de arte urbana e o seu significado.

De Seide São Miguel chega um convite da Casa-Museu de Camilo para participar no percurso pedestre de exploração dos sítios e espaços da vida de Camilo Castelo Branco na freguesia.

Os famalicenses vão ainda ter a oportunidade de observar a variedade de aves que passam pela Paisagem Protegida Local das Pateiras, em Fradelos, e de percorrer trilhos ribeirinhos à volta do projeto “Os Nossos Rios” através da atividade “O Rio não sabe reciclar”, que consiste na recolha de resíduos existentes nas margens dos rios Guisande e Este e que permite acompanhar os trabalhos de requalificação e reabilitação das margens.

A inscrição nos roteiros deve ser feita com 48 horas de antecedência e deverá ser efetuada através do email  mailto:[email protected] [email protected] ou do telefone 252 317 474, indicando o dia e a hora pretendidos, nome e contacto telefónico. Os roteiros têm a duração de uma hora e podem ter no mínimo cinco participantes e o máximo 20.

Consulte horários e mais informações sobre os roteiros inseridos no programa Anima-te, em www.famalicao.pt/agenda-municipal-famalicao

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.