camilo-alunos-distinguidos-por-trabalho-sobre-campos-eletromagneticos

Notícias

Camilo: alunos distinguidos por trabalho sobre campos eletromagnéticos

2 min. 22.07.2020

Uma equipa de alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, foi distinguida com uma menção honrosa na 11ª edição do MEDEA, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e da REN – Redes Energéticas Nacionais, destinada a promover o conhecimento da Física e o estudo dos campos eletromagnéticos junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral.

 “Os Argonautas” da Secundária Camilo Castelo Branco,  são compostos por Francisco Miguel Alves da Costa, Gonçalo da Silva Pereira Teixeira, José Afonso Barbosa Salgado, Tiago Miguel Mesquita Figueiredo e Tomás Santos Pereira, coordenados pela professora Teresa Martins. Os alunos verificaram que quanto maior for a distância dos aparelhos que nos rodeiam no dia a dia, menor é a intensidade de campo magnético e campo elétrico registado. Todos os valores verificados estavam dentro dos valores recomendados pelas autoridades competentes.

A equipa vencedora do Projeto MEDEA é composta por alunos do 12.º ano de Física da Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa.

Todos os vencedores foram conhecidos numa cerimónia realizada por videoconferência e que contou com a presença de representantes da REN, SPF e das equipas vencedoras. A entrega de prémios presencial irá decorrer dia 5 de setembro de 2020, na cerimónia de encerramento da FÍSICA 2020 - 22ª Conferência Nacional de Física e 30º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, que se realiza no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Para além do vencedor, e da menção honrosa à equipa famalicense, a REN e a SPF decidiram atribuir outras duas menções honrosas a uma escola de Almada  e a uma escola de Lisboa.

A 12ª edição do MEDEA irá abrir inscrições durante o mês de outubro de 2020. Os alunos podem inscrever-se em http://medea.spf.pt/inscricao/. As medições são precedidas por um curso preparatório ministrado pelo coordenador do MEDEA, Horácio Fernandes, que pretende “uma melhor preparação dos alunos para as medições dos campos eletromagnéticos”, salienta o professor do Instituto Superior Técnico.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.