saiba-quantos-anos-demoram-ate-que-uma-mascara-descartavel-se-degrade

Notícias

Saiba quantos anos demoram até que uma máscara descartável se degrade

1 min. 04.08.2020

Se por um lado a pandemia de Covid-19 tornou a máscara um acessório essencial nos dias de hoje e tem sido uma verdadeira aliada no combate à pandemia, por outro lado o seu impacto ambiental já está também a refletir-se.

Uma única máscara descartável pode demorar até 400 anos a degradar-se completamente e a banalização da sua utilização pode vir a causar um impacto extremamente negativo sobretudo nos oceanos, onde são despejadas. O elevado número de anos até à sua decomposição deve-se à composição das máscaras descartáveis, assim como luvas, com recurso ao polipropileno.

Por este motivo, os apelos à consciencialização no uso das máscaras descartáveis são cada vez mais frequentes. Importa frisar que cada máscara descartável tem uma duração de quatro horas, no máximo, e estas devem ser sempre depositadas no contentor do lixo, sem exceção. O desrespeito desta norma, além de contribuir para a poluição das ruas, pode levar a que outras pessoas contraiam a infeção aquando da habitual higienização das ruas. 

Por último, importa referir que as máscaras reutilizáveis certificadas são igualmente eficazes na proteção contra a Covid-19, além de serem bastante mais amigas do ambiente e da também sua carteira.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.