perigo-de-incendio-rural-eis-o-que-nao-pode-fazer

Notícias

Perigo de incêndio rural. Eis o que não pode fazer.

2 min. 05.08.2020

Não é novidade que os dias intensos de calor, característicos do verão, trazem consigo um agravamento do risco de incêndio rural. Por estes dias, as corporações de bombeiros não têm mãos a medir e nunca é demais relembrar as proibições inerentes ao quadro meteorológico que atravessamos nos próximos dois dias. A previsões mostram que algumas zonas do país vão ficar marcadas por vento forte e por temperaturas que podem chegar aos 43 graus.

As medidas preventivas, estabelecidas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, focam-se na proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração, assim como o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.

Proibido está também o fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão. Além disto, estão suspensas as autorizações que tenham sido emitidas, nos distritos em que tenha sido declarado o estado de alerta especial de nível vermelho do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

Por último, está ainda interdita a realização de trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.