covid-19-lar-de-idosos-em-guimaraes-contabiliza-43-infetados

Notícias

Covid-19: Lar de idosos em Guimarães contabiliza 43 infetados

2 min. 14.09.2020

O número de infetados com a covid-19 no no Centro Social Irmandade de São Torcato, em Guimarães, foi atualizado para 43 pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) esta segunda-feira.

Em resposta enviada à Lusa, a ARSN refere que testaram positivo 34 idosos e nove funcionários.

Ao início da tarde, o juiz da Irmandade de São Torcato, Paulo Novais, tinha aludido a 41 casos, entre 32 utentes e nove funcionários.

Segundo a ARSN, a Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alto Ave teve conhecimento, na sexta-feira, de um caso confirmado de covid-19 num utente do lar daquele Centro Social.

A Autoridade de Saúde promoveu a investigação epidemiológica, com a identificação dos contactos, a avaliação do risco da exposição e a determinação das medidas de saúde públicas.

Foi também realizado teste para deteção de infeção a todos os utentes e profissionais, tendo sido identificados 43 casos positivos, dos quais 33 utentes e dez profissionais.

A ARSN sublinha que o processo está a ser desenvolvido pelas autoridades de Saúde Local e Regional, Câmara Municipal, Centro Distrital de Segurança Social de Braga e Proteção Civil, em articulação com os responsáveis da instituição.

Segundo o juiz da Irmandade de S. Torcato, dois utentes apresentavam sintomas de febre pelo que estão internados no hospital. Os outros infetados estão assintomáticos não inspirando cuidados especiais.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 924.968 mortos e mais de 29 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.871 pessoas dos 64.596 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.