utilizacao-de-testes-rapidos-sera-definida-ate-ao-final-da-semana

Notícias

Utilização de testes rápidos será definida até ao final da semana

2 min. 23.09.2020

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta quarta-feira, que a utilização de testes rápidos para a deteção da covid-19 será estipulada no final da semana por um conjunto de peritos, sendo a fiabilidade dos testes a preocupação maior destas entidades.

Marta Temido afirma que tem um painel de peritos a definir as circunstâncias em que estes testes poderão ser utilizados, estando sobretudo em causa o contexto da sua utilização.

A ministra reforçou que os testes rápidos de antigénio ainda não estão recomendados em Portugal para diagnóstico de casos de infeção pelo vírus SarCov-2 e que a grande preocupação é a sua segurança e a fiabilidade dos resultados, recordando que as opções técnicas destes testes são muito recentes.

A ministra disse ainda que estes testes não eliminam a hipótese de ocorrência de falsos negativos e que podem ter baixa sensibilidade em indivíduos assintomáticos ou com uma carga viral baixa.

A coordenação da estratégia de testes é uma responsabilidade do Instituto de saúde Ricardo Jorge (INSA), em parceria com as autoridades regionais de saúde, Infarmed e a Direção-Geral da Saúde.

No mesmo sentido, caberá ao INSA definir as situações em que devem ser usados testes rápidos e testes com resultados disponíveis em 24 horas.

Portugal contabiliza hoje mais três mortos relacionados com a covid-19 e 802 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

As três mortes foram registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde também se verifica o maior número de infeções e o maior aumento diário.

Tags

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.