psp-explica-como-identificar-novas-matriculas-ilegais

Notícias

PSP explica como identificar novas matrículas ilegais

2 min. 29.09.2020

O novo formato de matrículas está a causar dúvidas nos proprietários de veículos que estão a tentar que matrículas do modelo anterior se pareçam com as novas, resultando em multas.

Numa entrevista à TSF, Virgílio Sá, do departamento de operações da direção nacional da PSP, revela que alguns fornecedores e instaladores de matrículas nem sempre cumprem a lei, apelando à cautela dos consumidores.

Para o subintendente a responsabilidade cai nos vendedores e manipuladores de matrículas embora seja uma obrigação dos proprietários dos veículos confirmar se as "chapas" que usam se enquadram nas regras estipuladas.

O primeiro aspeto a verificar será a existência de licença do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) por parte do fabricante.

É de lembrar que já foram detetadas placas com a marca de homologação forjada pelo próprio fabricante o que poderá levar ao pagamento de uma coima entre os 120 e 600 euros.

Desde julho até agora contabilizam-se 1405 condutores multados por irregularidades incluindo letras e números não visíveis, espaçamento entre letras e carateres errado e material refletor não existente.

Nas matrículas oficiais o preenchimento dos carateres é sempre feito do centro para as extremidades, respeitando os espaços estipulados entre letras e números, sendo recorrente a observação de matrículas alteradas com espaços em branco que não cumprem as regras.

Nas palavras de Virgílio Sá a matrícula "tem de estar centrada quer na vertical quer na horizontal" e a "distância entre grupos de letras é de dois centímetros e a distância entre carateres é de um centímetro, a contar do centro para os extremos".

As novas placas oficiais não figuram o ano e mês de fabrico como anteriormente nem os traços de separação entre os carateres.

O IMT emitiu já 138 mil matriculas no novo formato, desde março deste ano, para veículos de todos os tipo incluindo ligeiros, pesados e motociclos.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.