citeve-ja-esta-habilitado-para-certificar-mascaras-a-nivel-europeu

Notícias

CITEVE já está habilitado para certificar máscaras a nível europeu

2 min. 04.10.2020

O CITEVE já está habilitado para certificar máscaras a nível comunitário, um processo que se iniciou em junho com a aprovação pelo European Commitee for Standardization do guia com os respectivos requisitos de fabrico para o espaço europeu. A versão portuguesa do guia europeu passou depois pelo IPQ – Instituto Português da Qualidade, que estabeleceu as normas e respetivos requisitos de certificação, um longo processo de normalização que está agora concluído, com o CITEVE acreditado como entidade certificadora.

Segundo avança o jornal T, é que a novidade significa que as certificações emitidas pelo Centro de Investigação do Têxtil e Vestuário nacional passam a ser suficientes para o mercado europeu. Os fabricantes deverão, contudo, verificar se o mercado de destino impõe alguma restrição ao texto do documento Europeu, mas nestes casos, o CITEVE dará todo o apoio às empresas para qualificar máscaras para cada mercado.

“O CITEVE Certificação é a primeira entidade habilitada pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação para iniciar processos de certificação de máscaras sociais”, refere o Centro Tecnológico numa nota publicada na sua página oficial.

A nota destaca também o esforço desenvolvido “desde os primeiros casos de infeção por Covid-19 em Portugal” para encontrar soluções dentro do têxtil nacional para o apoio no combate à pandemia e contornar também a dependência das importações, vindas sobretudo da Ásia, e recorda também o “intenso trabalho técnico de articulação com as autoridades portuguesas e com a comunidade científica e tecnológica europeia no que concerne a Máscaras Sociais ou Comunitárias”.

Um esforço conjunto que, sublinha o Centro sediado em Famalicão, teve como objetivo colocar a ITV na linha da frente no combate à pandemia e ao mesmo tempo potenciar a exploração de oportunidades de negócio por substituição de importações. E com isso criar também condições para a exportação de máscaras pelas empresas portuguesas, processo que tem agora um forte impulso com a capacidade de certificação para todo o espaço europeu.

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.