tradicao-e-modernidade-do-comercio-famalicense-retratadas-em-exposicao

Notícias

Tradição e modernidade do comércio famalicense retratadas em exposição

2 min. 04.10.2020

A Confeitaria Vieira de Castro, onde começou a história do maior fabricante português de bolachas e amêndoas, a centenária Chapelaria Oliveira, que ainda hoje abre portas na Praça D. Maria II, e a pâtisserie Marupiu, são alguns dos trinta estabelecimentos comerciais de Vila Nova de Famalicão retratados na exposição "Comércio: Tradição & Modernidade" que será inaugurada amanhã, dia 5 de outubro, na Casa do Território.
A mostra, que estará patente até julho de 2021, pretende homenagear o comércio local famalicense e reconhecer o seu papel preponderante na construção e desenvolvimento do território ao longo dos últimos anos.

Chapelaria Oliveira


Partindo de documentos, imagens e objetos, "Comércio: Tradição & Modernidade" leva o visitante a relembrar lojas tradicionais, algumas já desaparecidas como a antiga Casa Malheiro e o restaurante Iris, e outras que ainda permanecem em funcionamento, como a Confeitaria Moderna e a Casa Marinheiro, mas leva também a conhecer o comércio contemporâneo e alguns dos novos negócios criados com o apoio do projeto municipal "Famalicão Made IN" - as lojas "Geração Made IN" - como a Another Life e a Marupiu.
Um livro de registo de vendas datado de 1970 da Confeitaria Vieira de Castro e um conjunto de utensílios dos anos 50 da Ourivesaria Cunha estão entre as dezenas de objetos expostos nesta exposição temporária, bem como recortes de jornais de época, cartazes publicitários, entre outros documentos.

Confeitaria Vieira de Castro

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, lança o convite a todos os famalicenses para que não percam a oportunidade de visitar a nova exposição temporária da Casa do Território, que "reconhece e enaltece a importância que o comércio teve e ainda tem na vida da cidade e do concelho".
"Comércio: Tradição & Modernidade" tem entrada livre e gratuita e pode ser visitada de segunda a quinta, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, e aos domingos, entre as 14h30 e as 18h30.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.