famalicao-reune-jovens-musicos-em-estagio-de-orquestra

Cultura

Famalicão reúne jovens músicos em estágio de orquestra

2 min. 27.08.2019

A Câmara Municipal de Famalicão organiza, de 2 a 7 de setembro, a I Edição da JOF - Jovem Orquestra de Famalicão, um estágio de orquestra sinfónica de curta duração que contará com a participação de cerca de 70 jovens músicos naturais, residentes, e/ou com formação pré-universitária realizada nas escolas do concelho.

O resultado final do estágio poderá ser apreciado pelo público no dia 6 de setembro, pelas 21h30, na Igreja de Delães, e no dia 7 de setembro, pelas 21h30, na 36.ª Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão, no antigo campo da feira da cidade.

Segundo a autarquia, o estágio procura potenciar características únicas do território de Famalicão, nomeadamente, “a existência de um forte e dinâmico ecossistema cultural associado ao ensino artístico especializado e ao ensino profissional de música”, composto pelas seguintes entidades: CCM – Centro de Cultura Musical e ArtEduca – Conservatório.

Com direção artística do maestro famalicense José Eduardo Gomes, a iniciativa tem o mérito de reunir e valorizar um grupo de jovens formativamente ligados ao concelho promovendo o diálogo intercultural entre Famalicão e a sua diáspora, estabelecendo pontes entre o ensino artístico proporcionado na região e o ensino superior e, simultaneamente, sensibilizando a comunidade famalicense para a música clássica, em particular para o repertório orquestral.

Esta primeira edição do estágio da JOF registou 119 inscritos para as cerca de 70 vagas disponíveis. Muitas das candidaturas chegaram mesmo de fora de Portugal, com a presença de artistas de renomadas instituições de Ensino Superior da Alemanha, Suíça, Países Baixos e Reino Unido.

O estágio irá integrar ensaios de orquestra, que vão decorrer no Centro Cívico de Famalicão a partir do dia 2 de setembro, e os dois mencionados concertos.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.