paulo-cunha-assinala-99-edicao-de-um-livro-um-filme

Cultura

Paulo Cunha assinala 99ª edição de “Um Livro, Um Filme”

1 min. 15.11.2019

Treze anos depois da primeira edição da iniciativa “Um Livro, Um Filme”, promovida pela Casa de Camilo, em Seide, chega-se esta sexta-feira à 99ª edição, tendo como convidado o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha.

O autarca irá apresentar e comentar a película “Ensaio Sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles, inspirada no livro com o mesmo nome de José Saramago. A sessão decorre esta sexta-feira, pelas 21h30, no Centro de Estudos Camilianos.

A iniciativa que arrancou em fevereiro de 2006, com o escritor Mário Cláudio, já contou com convidados como Manoel d’Oliveira, Maria Barroso Soares, Júlio Isidro, D. Manuel Clemente, Pedro Abrunhosa, Simone de Oliveira, Lídia Jorge, entre muitos outros.

O conceito da iniciativa é trazer até à Casa de Camilo figuras nacionais de vários setores e quadrantes da sociedade para apresentarem um filme, de preferência baseado numa obra literária, e que de alguma forma os tenha marcado. A entrada é gratuita até ao limite da sala, que tem capacidade para 140 pessoas sentadas.

Desta vez, ainda antes de atingir a centésima sessão, caberá a Paulo Cunha partilhar o filme com os espetadores.

“Ensaio sobre a Cegueira” é um filme de 2008 que abriu o Festival de Cannes desse mesmo ano. Foi rodado em Toronto, no Canadá, em São Paulo e Osasco, no Brasil, e em Montevidéu, no Uruguai. Baseado no livro de 1995 do Nobel José Saramago, que fala sobre uma epidemia de cegueira que se prolifera por uma cidade moderna, resultando no colapso da sociedade.

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.