exposicao-6-mil-das-origens-a-famalicao-prolongada-ate-1-de-marco

Cultura

Exposição “6 Mil - das origens a Famalicão” prolongada até 1 de março

2 min. 09.01.2020

Os visitantes do Parque da Devesa, em Famalicão, vão ter mais um mês para conhecer a exposição “6 Mil – das origens a Famalicão”, que vai estar patente até ao dia 1 de março, na Casa do Território, com entrada livre.

A mostra, cujo encerramento estava inicialmente previsto para o fim deste mês de janeiro, conta com mais de uma centena de objetos arqueológicos recolhidos no território famalicense e, segundo o seu coordenador científico, o historiador Armando Coelho, “é uma pequena amostra do grande potencial arqueológico do concelho e do muito que há a explorar”.

“6 Mil – das origens a Famalicão” retrata a evolução do território desde os primeiros vestígios da presença humana até à Idade Média e propõe ao visitante uma leitura pedagógica e criativa da “primeira história” do território e da sua ocupação ao longo 6 mil anos.

Organizada pela Câmara Municipal, no âmbito das comemorações do 34º aniversário da elevação de Famalicão a cidade,  a exposição conta com “antiquíssimos antecedentes, desde os primeiros vestígios de expressão megalítica reveladores dos começos da agricultura e da introdução da metalurgia”.

Os projetos, as intervenções e os sítios arqueológicos do concelho, bem como todo o trabalho que tem vindo a ser realizado pelo Gabinete de Arqueologia do Município, são evidenciados na mostra, que tem a singularidade de fazer regressar, temporariamente, a Famalicão, objetos que se encontram dispersos por alguns museus nacionais como, por exemplo, uma ara (altar romano) da Sociedade Martins Sarmento, uma lucerna (lamparina da época romana) patente no Museu Nacional de Arqueologia e uma lâmina de piras em ouro cedida pelo Museu do Ouro de Travassos.

Uma reconstrução digital do Castelo de Vermoim, que terá sido atacado por um grupo de invasores tão popular como mortífero, como os vikings, durante uma incursão à região Entre-Douro-e-Minho, em 1016, é uma das atrações principais da exposição.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.