festival-de-cinema-jovem-ymotion-2020-ja-arrancou

Cultura

Festival de Cinema Jovem Ymotion 2020 já arrancou

3 min. 12.05.2020

A edição de 2020 do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão já arrancou. O período de inscrições para a submissão das curtas-metragens abriu na passada segunda-feira, dia em que a edição deste ano foi apresentada no decorrer de uma conferência on line, que reuniu a vereadora da Juventude da Câmara de Famalicão, Sofia Fernandes; o argumentista e presidente do júri, Tiago R. Santos, e o comissário do festival, Rui Pedro Tendinha.

Este ano, e devido ao atual contexto provocado pela pandemia da Covid-19, o Ymotion sofrerá alguns ajustes, mas sem nunca perder o seu principal objetivo: premiar o que de melhor se faz em Portugal na área do cinema jovem, como vincou Sofia Fernandes.

 

O Ymotion 2020 vai assim decorrer até 7 de novembro, dia em que se realizará a gala final, com a entrega de prémios aos vencedores e a exibição dos filmes premiados. Os promotores esperam que essa festa já se faça presencialmente, em Famalicão. Até lá, os jovens, com idades entre os 12 e os 35 anos, podem submeter as suas curtas a concurso, que deverão ter uma duração máxima de 20 minutos e poderão ser submetidas até ao dia 6 de outubro.

Além da vertente competitiva, o Ymotion promove também um ciclo formativo online que que arrancou na terça-feira e prolonga-se até a 22 de maio, nas páginas de Facebook da Juventude de Famalicão e do Ymotion. As sessões vão contar com figuras do cinema nacional, como Leonor Teles, Vera Casaca, Mariana Monteiro, Pedro Cabeleira ou o próprio Rui Pedro Tendinha.

Numa altura em que muitos festivais foram cancelados ou adiados, Tago R. Santos elogiou a autarquia famalicense por manter o Ymotion e, assim, continuar a apoiar o cinema os jovens cineastas. 

Refira-se que, ao todo serão oito os prémios atribuídos pelo Ymotion, com destaque para o “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros, que será entregue à melhor curta a concurso.

O festival é promovido desde 2015 pelo pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.