festival-internacional-de-orgao-regressa-a-famalicao-em-outubro

Cultura

Festival Internacional de Órgão regressa a Famalicão em outubro

2 min. 11.09.2020

O Festival Internacional de Órgão (FIO) de Famalicão e Santo Tirso já tem programada a edição de 2020.

Este festival pretende valorizar o património orgânico existente naqueles dois concelhos enquanto elemento de coesão sociocultural. Assim, procura, a cada nova edição, visitar as igrejas que possuem órgãos autênticos, mas também paróquias desprovidas de órgãos às quais é temporariamente levado um órgão de pequenas dimensões, oferecendo, assim, à comunidade a oportunidade de desfrutar daquele instrumento.

No mês de outubro irá decorrer a semana principal de concertos, realizados em seis paróquias de Famalicão e de Santo Tirso, três em cada concelho.

Assim, Famalicão receberá, a 16 de outubro, o organista italiano Giulio Mercati, que utilizará os dois órgãos da Igreja Matriz de Ribeirão. No dia seguinte, o organista austríaco Michael Schöch fará um recital ao órgão da Igreja de Joane. Para finalizar, no dia 18, o duo português composto pela violagambista Sofia Diniz e o organista Fernando Miguel Jalôto, interpretarão repertório original na Igreja de Requião.

Na semana seguinte, o festival segue para Santo Tirso com concertos do organista francês Géraud Guillemot no Mosteiro de Santo Tirso, do organista portuense Tiago Ferreira na Igreja de S. Bartolomeu de Fontiscos e do organista Marco Brescia que, acompanhado pelo Cuarteto Alicerce de Santiago de Compostela, interpretará concertos setecentistas para órgão e cordas na Igreja de S. Martinho do Campo.

Entretanto, os concertos de abertura e encerramento serão transmitidos em streaming nas redes sociais do FIO. Desta forma, a direção do Festival pretende que o público impossibilitado de aceder presencialmente aos mesmos, em razão da limitação imposta pelas medidas de prevenção do Covid-19, possa assistir virtualmente a ambas os recitais.

Em dezembro, e para celebrar o Natal, será a vez do organista espanhol Javier Artigas oferecer dois recitais de órgão, que decorrerão no Mosteiro de Santo Tirso e na Igreja de Ribeirão.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

famatv-logo

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.