uma-casa-quente-e-acolhedora-sim-e-possivel

Lifestyle

Uma casa quente e acolhedora? Sim, é possível!

2 min. 08.12.2019

O inverno ainda não começou, mas o frio já está instalado. E para o combater, nomeadamente no interior da sua casa ou escritório, é necessário ter cuidados extra. A verdade é que recorrer aos aparelhos de aquecimento é a solução mais prática. No entanto, nem sempre é a solução mais eficaz economicamente. De seguida, apresentamos-lhe alguns truques simples que farão com que o seu lar se torne mais quente e acolhedor.

- Tire partido do sol. Se a sua casa tem cortinas, persianas ou portadas, abra-as pela manhã e, assim que o sol começar a desaparecer, feche-as para que o calor não fuja. Se ligar o aquecimento com as persianas ou portadas ainda abertas, a perda de calor é inevitável.

- Têxteis, muitos têxteis. Aposte em mantas, almofadas, tapetes ou mesmo capas para o sofá, com tecidos quentes e fofos. Verá que a casa ficará com um aspeto mais acolhedor e será mais fácil aquecer-se.

- Cortinas. Recomendadas nesta altura do ano, com tecidos grossos e pesados. São essenciais, principalmente se as suas janelas não possuem um isolamento muito eficaz. Estas vão impedir a entrada de ar frio indesejado.

- Isolar é o primeiro passo. Qualquer que seja o sistema de aquecimento que tenha instalado em sua casa, se o isolamento da sua casa não for eficaz, este não vai surtir o efeito desejado. O calor acabará por fugir pelas frinchas das portas e janelas.

- Portas e janelas fechadas. Mantenha as portas das divisões e acessos sempre fechadas, especialmente de áreas da casa que não são tão frequentadas como, por exemplo, um quarto de hóspedes. Assim, impede que o ar frio circule e mantém as restantes divisões mais quentes. Quanto às janelas, aproveite sempre que puder, para arejar a casa nas horas mais quentes do dia e mantenha-as fechadas logo que o sol vá embora.

- Diga “não” às paredes despidas, que não conseguem reter o calor de forma tão eficaz. Aproveite para emoldurar algumas fotografias da sua família e amigos, que estão mesmo a pedir um lugar na sua parede. A verdade é que além de personalizarem a casa, são também uma forma de aquecer a casa por retenção do calor. Os espelhos e móveis encostados à parede também funcionam.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.